Delegado da Receita esclarece telespectadores



Didática e esclarecedora. Com essa abordagem, o delegado da Receita Federal de Sorocaba, Angelo Celso Bosso, atraiu a participação de telespectadores no “Justiça Cidadã” da última terça-feira. A importância de declarar o imposto de renda de forma correta e em conformidade com o prazo foi destacada pelo convidado, que também esclareceu quais despesas podem ser deduzidas do IR.

Bosso sugere que o contribuinte realize a declaração até 30 de abril, e depois, se houver necessidade, faça a retificação dos dados: “Não se prorroga mais prazo de declaração desde 1998. Para retificar não se paga multa”.

Com a missão de administrar os tributos federais, a Receita tem cinco anos para fiscalizar as deduções apresentadas em declaração. “O cruzamento de informações mostra que há 25 mil declarações em malha fiscal”, ressalta.

O delegado esclarece que para comprovar a dedução de despesa médica, a Receita considera o cheque nominal como documento hábil e idôneo. “Esse documento substitui o recibo”, alerta.

Tem obrigatoriedade em apresentar a declaração, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis superior a R$ 17.215, 08 ou teve posse de patrimônio superior a R$ 300 mil. Interessados em obter mais informações a respeito do IR, podem acessar o site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br . A Delegacia da Receita Federal em Sorocaba está localizada na R. Professor Dirceu Ferreira da Silva, 111.

Assessoria de imprensa

Priscila Caldeira

MtB: 8148-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão ou pergunta ao Justiça Cidadã!