Promotor debate violência na juventude


Exercitar o poder familiar. De acordo com o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Sorocaba, Antonio Domingues Farto Neto, essa é a forma mais adequada de se adotar autoridade dentro do lar e assim evitar que o filho, seja criança ou adolescente, cometa alguma infração. A discussão fez parte do Justiça Cidadã desta terça-feira (13), apresentado pelo delegado José Augusto Pupin, na TV Votorantim, canal 10.

Há mais de cinco anos como titular na promotoria da Infância e Juventude, Farto Neto afirma que a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente trouxe um paradigma diferente. “Criou-se a impressão de que os pais perderam o poder de autoridade. Mas, o Estatuto não vai contra o pai”, esclarece. Para o promotor, hoje existem métodos que não utilizam a agressão física: “Essa autoridade precisa ser exercida desde a infância do filho”.

Através do telefone, o público que acompanhou a transmissão do programa, pôde tirar dúvidas com o promotor. Perguntado sobre o procedimento referente à proibição das “raves”, festas de longa duração “regadas a drogas”, como definiu o telespectador, o promotor esclarece que os juízes de cada Comarca podem baixar uma portaria que regulamenta essas festas noturnas. “O que está acontecendo é que os juízes estão revendo suas portarias. A fiscalização é mais rigorosa”, frisa.

Farto Neto enumera três fatores responsáveis pelo aumento de jovens violentos: a quebra da autoridade dos pais, o abandono dos filhos e as drogas. Segundo o promotor, a reeducação dos jovens infratores feita pela Fundação Casa exerce papel fundamental, porém afirma que há necessidade de a sociedade acolher melhor esses jovens. “A criminalidade migra com uma facilidade enorme. É preciso que o jovem encontre apoio na família”, diz.

Os interessados em solucionar dúvidas ou buscar orientação a respeito da infância e adolescência, podem entrar em contato com a Promotoria da Infância e Juventude de Sorocaba pelo email gurisorocaba@mp.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3228-6700.

O programa Justiça Cidadã entra ao vivo todas as terças-feiras às 21h30 pelo canal 10 da Supermidia, e também pode ser acompanhado pelo site www.tvjusticacidada.com.br .

Assessoria de imprensa:
Priscila Caldeira
MtB: 8148 - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão ou pergunta ao Justiça Cidadã!