Perito Criminal foi o entrevistado do Programa Justiça Cidadã




Na noite de ontem (27/7), o programa Justiça Cidadã (TV Votorantim, canal 10 Supermídia), apresentado pelo Delegado Pupin trouxe como convidado Dr. José Augusto Marinho Mauad, Diretor do Instituto de Criminalística de Sorocaba e Perito Criminal.

De forma bastante clara e objetiva, Dr. Mauad apresentou aos telespectadores como funcionam as técnicas e ferramentas utilizadas pela perícia para desvendar crimes, monstrando que não são "coisas de seriado de TV" e sim um trabalho técnico especializado que acontece aqui em nossa cidade e região.

Através de várias fotografias, foram apresentados os efeitos de cada técnica utilizada pela perícia, entre elas, a que utiliza o produto comercialmente conhecido como luminol, que é utilizado para identificar marcas de sangue em quaisquer superfícies. Outras ferramentas e técnicas importantes utilizadas pela perícia criminal são as que revelam e identificam impressões digitais, documentos fraudulentos, fragmentos de entorpecentes, entre outras apresentadas no programa.

O entrevistado, respondendo aos questionamentos dos telespectadores (que participam ao vivo do programa através do telefone 3247-1010), explicou que na Polícia Técnica existem vários especialistas como Contador, Engenheiro, Informática, Bioquímico, Químico, entre outros, além do pessoal que trabalha nas ruas. "O Instituto de Criminalística de Sorocaba é um dos mais equipados de todo o estado de São Paulo e tudo é feito por aqui mesmo", disse.

Outro recurso utilizado para a análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de crimes é o Banco de DNA. "Esse banco de dados de DNA conta com dados de identificação genética de criminosos, vítimas e até de desconhecidos que ficam armazenados para serem utilizados posteriormente", explicou Mauad.

A entrevista falou ainda de casos de crimes de repercussão nacional, como Isabella Nardoni, Mércia Nakagima, Eliza Samúdio, e sobre outros casos ocorridos em nossa região, onde o trabalho da perícia teve papel fundamental no desvendamento dos delitos.

Para o apresentador, delegado Pupin, é de extrema relevância destacar o excelente trabalho desenvolvido em Sorocaba pelo IC (Instituto de Criminalística). "Quanto trabalho está sendo feito aqui, na nossa região, pelo instituto, pois Sorocaba tem equipamentos que só existem e são utilizados aqui, com excelência e competência", acrescentou.

O programa Justiça Cidadã também é transmitido ao vivo pela internet no endereço www.tvvotorantim.com.br sempre às 21h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão ou pergunta ao Justiça Cidadã!